Autor
Ascânio Luiz Lopes, especialista em Filosofia e administração pública , professor de sociologia, profissional da área de recursos humanos. Experiência profissional como funcionário em empresas nas áreas operacionais, administrativas e desenvolvimento de pessoal. Atuante como autônomo prestando serviços para empresas e realizando eventos de treinamento para o público. Ministrou aulas de sua especialização para o ensino médio e superior. Autor de artigos e textos didáticos e de formação humana.
Introdução
O que há de mais essencial no Universo de forma a torná-lo sempre parecido com o ambiente propício aos melhores atos que possam ser praticados em benefício geral deve ser sentido e alcançado por todos os seres nas mais diversas instâncias da existência. Devemos ser capazes de perceber onde ocorrem as substâncias impregnadas de valores reais e onde ocorrem aquelas impregnadas de valores aparentes.
De fato, podemos ser tranquilamente iludidos pensando que estamos escolhendo os melhores caminhos, pois muitos são os aspectos que devemos analisar tendo em vista tomar uma decisão. É preciso avaliar com bastante critério e sabedoria para que saibamos encontrar aquilo que de melhor possa nos atender no sentido de possibilitar uma boa realização pessoal que preencha as necessidades do nosso ser total e integralmente. Podemos sentir que vários eventos dos quais participamos podem ser realmente carregados de valores positivos ao lado de outros que estão cheios de valores negativos.
A nossa opção deve ser por tudo aquilo que irá nos proporcionar o sentimento de plenitude e de consciência tranqüila, sabendo que estamos sendo justos para conosco e todos aqueles com quem convivemos. É com este espírito que estaremos abordando periodicamente diversas questões com que nos deparamos impreterivelmente no cumprimento de nossos compromissos e obrigações, fazendo uma análise e tecendo considerações no sentido de esclarecer alguns pontos que requerem uma melhor atenção sempre que houver algum assunto que possa ser melhor esclarecido.