Liderança e Administração

Para se conseguir resultados compensadores nos empreendimentos é de fundamental importância que os administradores, sejam eles diretores, gerentes, supervisores, encarregados, ou outra denominação que seja dada, desempenhem as suas funções dentro do mais alto grau de competência, mantendo-se atentos para princípios básicos de gerenciamento a seguir.

 1.ORIENTAÇÃO: Prestar os devidos esclarecimentos aos comandados para que ele seja capaz de executar corretamente os trabalhos.

2.CORREÇÃO: Assim que verificar qualquer anormalidade no andamento dos trabalhos corrigir prontamente, esclarecendo o erro e mostrando a maneira correta de execução.

3.MOTIVAÇÃO: Fazer o comandado se interessar pelo seu serviço e querer fazê-lo da melhor forma possível, despertando nele o sentimento profissional e dando-lhe as necessárias condições de trabalho.

4.AVALIAÇÃO: Periodicamente fazer avaliações do trabalho executado pelo funcionário informando-o sobre o seu desempenho : o que vai bem e o que não está bom.

5.EXEMPLO: Desempenhar-se em suas funções de forma a dar aos comandados exemplos de responsabilidade, competência, honestidade, respeito, organização,correção, zelo ,economia ,produtividade, qualidade, desenvolvimento.

6.COBRANÇA: Cobrar resultados das tarefas confiadas de acordo com o estabelecido, podendo checar : quantidade produzida, qualidade obtida, prazo de execução, custos finais, zelo, relacionamento humano, rentabilidade etc...

7.REGULAMENTAÇÃO: Estabelecer normas de trabalho: procedimentos operacionais, parâmetros técnicos, prazos, resultados, tipos de materiais a utilizar e suas. quantidades, local do trabalho, interações com outros serviços e equipes, equipamentos necessários, ferramentas indicadas, comunicações etc...

8.TRATAMENTO: Relacionar-se com os comandados mediante uma postura profissional, atendo-se principalmente aos aspectos do trabalho e ao desempenho do funcionário em sua execução. Auxiliá-lo em suas dificuldades e orientá-lo para um desenvolvimento profissional, mantendo um clima de colaboração.

9.HIERARQUIA: Fazer valer a posição hierárquica tomando para si as responsabilidades , obrigações, deveres e direitos do cargo o que o confirmará como o líder do conjunto.

10.COMUNICAÇÃO: Comunicar-se com clareza e objetividade com seus comandados, pares e chefes sempre que se fizer necessário para o andamento dos trabalhos, bem como na intenção de melhorar o entrosamento entre todos.

11.PLANEJAMENTO: Definir todos os instrumentos que serão necessários para conseguir o resultado pretendido. Etapa imprescindível do processo administrativo para conseguir um trabalho lógico e coerente segundo o melhor que pode ser estabelecido para as atividades que devem ser executadas.

12.ORGANIZAÇÃO: Conduzir todos os recursos do trabalho de acordo com a melhor ordem a fim de obter o maior rendimento possível dos mesmos ( equipes de trabalho bem definidas, materiais protegidos e ordenadamente dispostos, lay-out apropriado, estrutura hierárquica clara, procedimentos de trabalho estabelecidos, not mas adequadas etc...) 

13.METAS: Estabelecer os resultados que pretende e deve alcançar para a garantia dos empreendimentos a curto, médio e, se possível, longo prazo.

14.PRIORIDADES: Reconhecem- quais são os trabalhos que merecem atenção imediata em relação a outros que podem ser realizados em seguida. 

15.DELEGAÇÃO: Atribuir responsabilidades que lhe competem a pessoas capazes e devidamente esclarecidas sobre como deverão desempenhar os encargos, definindo muito bem seu grau de autoridade e os recursos de que poderá dispor. 

16.ECONOMIA: Pautar a execução dos trabalhos segundo o princípio de custos absolutamente necessários; sempre procurando reduzir despesas onde for possível ; pesquisando recursos mais baratos mas de qualidade compatível; combatendo todas as formas de desperdício; otimizando todos os elementos do trabalho sempre que puder. 

17.APRIMORAMENTO: Pesquisar e experimentar inovações no sentido de trazer melhorias ao trabalho sob todos os aspectos, desenvolvendo: materiais, processos, organização, técnicas, equipamentos, manutenção, comunicações, relações humanas , transportes etc... 

18.ORÇAMENTO: Absoluto controle de todos os gastos mediante orçamentos ajustados e contabilização de todo o movimento financeiro; em total domínio das finanças permanentemente; tomando de pronto medidas de ajuste sempre que necessário; preservando sempre a saúde financeira. 

19.RACIONALIZAÇÃO: Implantar medidas para tornar os serviços mais práticos, objetivos, viáveis: eliminando passos desnecessários, desburocratizando processos, encurtando caminhos, melhorando aproveitamento dos espaços, consumindo energia com mais critério, tendo os recursos humanos mais bem aproveitados ,agilizando as comunicações etc... 

20.PRODUTIVIDADE E QUALIDADE: Procurar meios para tornar os trabalhos mais rentáveis mediante novos processos, novas tecnologias, novos equipamentos, pessoal melhor capacitado, novos tipos de materiais, novas idéias , racionalizações; sempre tendo em vista a garantia da qualidade por meio de um competente conjunto de pessoal e de um sistema de qualidade total em que toda a organização possa cumprir as suas diversas atividades de maneira eficaz, canalizando os esforços para resultados compensadores. 

Ascânio Luiz Lopes Especialista em Treinamento