Vivendo com Ordem
As populações, de modo geral, vêm sofrendo com um problema que causa uma série de transtornos e aborrecimentos que é a questão da ordem pública que, em muitos casos, é afrontada por uma série de acontecimentos irregulares.
Vemos muito frequentemente ocorrências de badernas, uso indevido do espaço público, abusos devido a atos e comportamentos indevidos, vagabundagem da parte de elementos exploradores do patrimônio e dos bens gerais, atitudes que provocam poluição de toda sorte, enfim, muita coisa que agride o direito das pessoas ordeiras e pacíficas.
Em primeiro lugar, o problema é educacional,nessecitando de um trabalho sério no sentido de expor as pessoas a programas de formação, bem como fazer um controle da qualidade dos eventos e programas abertos, no sentido de que passem uma mensagem positiva, ao invés de exemplos indesejáveis que deformam o caráter.
Em seguida, os responsáveis pela manutenção da ordem pública, em seus diversos setores e instâcias, devem cumprir o seu papel de fiscalização e execução de medidas preventivas e corretivas que se impõem.
As autoridades e os agentes públicos devem estar atentos para o que ocorre em sua área de responsabilidade, cumprindo aquilo que a sociedade espera, não se deixando levar pela omissão, cumplicidade, temor, corrupção, interesse particular, acomodação.
Os meios existem para exercer o controle da situação e dar ’a sociedade aquilo que ela necessita para o seu desenvolvimento normal em todos os segmentos que a constituem, trazendo a tranquilidade e o bem estar para realizações eficazes.
Neste ponto, os governantes e a sociedade devem estar em comum acordo, procurando as formas de garantir a ordem pública, entendendo a sua importância para uma boa civilidade e um ambiente saudável e agradável de se viver.