Governança Pública

Ultimamente, com raras exceções, estamos presenciando vários exemplos de administração da coisa pública que nos deixam perplexos quanto ‘a qualidade dos atos praticados, em total desrespeito ‘a população, que se vê ‘a mercê de pessoas muito mal intencionadas, talvez almejando principalmente auferir vantagens para sí e seus favorecidos.

 

O principal atributo do administrador público deveria ser o interesse total pelo seu reduto de responsabilidade, dedicando-se integralmente ao serviço do atendimento das necessidades das comunidades integrantes de sua área administrativa.

A presença física, a fim de verificar pessoalmente os problemas é de fundamental necessidade para, então, traçar as diretrizes para a solução das questões que carecem de melhor encaminhamento.

Novamente, deve ser feita outra verificação no local, durante o andamento dos trabalhos e no seu final, a fim de realizar o acompanhamento das atividades, demonstrando a sua preocupação com os assuntos inerentes ao seu estado e seus habitantes.

Trata-se de fazer menos politicagem com fins eleitoreiros e dedicar-se mais ‘as demandas reais da população, numa postura de servidor público, o que na realidade é todo aquele que ocupa uma função na estrutura dos estados, seja municipal, estadual, nacional ou internacional.

Cremos que, agindo assim, os administradores públicos poderão prestar um serviço de qualidade ‘as suas comunidades, sempre com vistas naquilo que realmente interessa e é necessário aos cidadãos e ao estado, fazendo com que haja um desenvolvimento sustentável de todo o conjunto administrado.