Ações de Risco

O planeta Terra já experimentou várias alterações provocadas por intervenções deliberadas dos homens no sentido, muitas vezes, de explorar comercialmente os seus recursos naturais.

 

Por isto, diversas modificações aconteceram, seja na estrutura da terra, em sua massa, nas posições e cursos de elementos geográficos, na qualidade do ar, entre outras, provocando consequentemente novas condições e situações para o meio ambiente.

Observamos nitidamente que diversos fenômenos surgem daí, com suas repercussões no clima, no solo, na vegetação, na atmosfera, nos rios, nos mares, na fauna, afetando diretamente a qualidade de vida e causando toda sorte de dificuldade e malefícios, quando não se tomam as devidas precauções.

Isto tudo ocorre devido o que é feito por meio de explorações minerais, desmatamentos, industrialização, movimentações de terras, meios de transportes inadequados, construções impróprias, eventos com enfoque unicamente comercial, experiências científicas sem ética, ações desumanas, e muitos outros atos realizados inconsequentemente.

Devemos atentar que os projetos que visam beneficiar o ser humano devem ser precedidos dos estudos necessários a fim de verificar o seu impacto, evitando, assim, todas as ocorrências prejudiciais que possam acontecer.

Desde que sejam observados os quesitos adequados para os trabalhos e ações que devem ser realizados, com certeza os resultados serão propícios para o ser humano e a natureza, trazendo um progresso sustentável e permanente. 

‘As vezes seria mais interessante deixar de contar com um certo tipo de progresso ou resultado desejado, quando suas consequências forem inconvenientes  para a vida de todos os seres em geral, salvo quando absolutamente necessários.