Alternativa ao Vício
O problema do consumo de drogas já se encontra amplamente debatido e as soluções apontadas foram bastante discutidas na sociedade, muitas tendo sido implementadas, todavia, a situação persiste e vem desafiando todos aqueles que tentam enfrentar a questão.
Acreditamos que o método da substituição do prazer prejudicial por outro de natureza benéfica pode ser um procedimento que venha a surtir bons efeitos.
Para tanto, poderia ser implementado um sistema de clubes de lazer disseminado pelas várias comunidades afetadas pelo problema. Seriam controlados pelo poder público e administrados por pessoal devidamente preparado, contando com funcionários habilitados e com a capacidade para envolver os usuários em todas as atividades, motivando-0s para a participação efetiva nas programações.
Tais tipos de clubes seriam oferecidos para as populações de risco de qualquer classe social, sempre de acordo com as suas necessidades de satisfação pessoal e capacidade de participação: tempo, financeira, física, intelectual, aptidão etc…
Aqueles indivíduos que forem detectados pelos setores competentes mediante levantamentos efetuados, encaminhamentos de organismos da sociedade, indicação de familiares, vontade própria, deverão ser orientados a participarem das atividades destes centros de prevenção e tratamento de natureza lúdica e cultural.
Aí, nestes pontos, as pessoas deveriam sentir-se confortáveis, valorizadas, desenvolvidas, socializadas, satisfeitas, úteis,integradas, enfim, experimentando motivação e auto-estima.
Como política de cuidado e prevenção do uso de drogas esta prática poderia ser experimentada e, sendo o caso, difundida pelos locais onde pudesse ser de utilidade.