Evitando Formação de Infratores

Tendo como uma de suas principais causas para alguns tipos de infrações a necessidade , ou o hábito, de cometer crimes para conseguir algum recurso que possibilite ter a situação pretendida, somos levados a estudar  um meio que possa funcionar alternativamente a esta situação.

 

Seria o caso de podermos contar com aparelhos onde as pessoas pudessem honestamente conseguir os recursos de que necessitam a fim de suprir as suas necessidades. Poderíamos pensar em Centros de Trabalho e Renda em que as pessoas pudessem exercer alguma atividade de acordo com as suas possibilidades e, em troca, fossem remuneradas pelo trabalho realizado. A organização e a gestão destes órgãos ficaria a cargo do poder público que teria a incumbência, ainda, de identificar os indivíduos que deveriam participar das atividades destes Centros, bem como atender aqueles que os procurassem, ou fossem indicados, como interessados e necessitados realmente dos benefícios a serem alcançados.

Deveria ser criada uma legislação específica para este tipo de situação a fim de facilitar o empreendimento e viabilizar o seu funcionamento, tendo em vista a sua característica social que é o atendimento daqueles que procuram um trabalho para auferir uma renda para as suas necessidades.

Haveria um cuidado de não provocar conflitos com a iniciativa privada, a fim de não estabelecer nenhum tipo de concorrência prejudicial, sendo apenas um meio de solucionar um problema até o ponto em que os participantes pudessem procurar algo melhor para eles dentro do mercado de trabalho.

Certamente, o produto do trabalho seria aplicado, ou colocado, onde fosse necessário, sendo o lucro auferido automaticamente revertido para o poder público para um Fundo de Assistência Social.

Esta mesma ideia pode ser posta em prática para atender a outros elementos com necessidade de rendimento e que não estejam conseguindo colocação no campo de trabalho.