Defensoria da Paz
Nada é tão necessário como umas boas relações entre as nações, podendo-se mediante elas contar com um clima amistoso e favorável aos entendimentos e intercâmbios para o desenvolvimento comum.
No entanto, políticas de confronto e demonstrações de poder e superioridade por parte de alguns governantes que se fazem de muito importantes e magestosos, levam a um estado de beligerância que vem a provocar uma desestabilização nas relações políticas. Outros, tantos casos, de lutas internas de várias naturezas trazem o sofrimento e dificuldades de toda ordem para a comunidade do local. As desavenças entre povos e nações que redundam em guerras, represálias, ataques, levam todo tipo de infortúnio para as pessoas envolvidas direta ou indiretamente nos conflitos.
Para a solução desta problemática poderíamos pensar em contar com uma Agência de Fomento da Paz e Integração, pertencente ‘a Organização das Nações Unidas. que iria atuar diretamente junto ao foco do problema, procurando verificar as suas causas para agir sobre elas, a fim de contornar a situação. Também, estaria fazendo um trabalho de integração ao contexto geral daqueles setores que se mostram mais arredios e agressivos, no sentido de promover com eles um interrelacionamento proveitoso e desejável com os demais grupos ou nações.
Esta modalidade de Agência seria especializada na solução de conflitos e promoção da integração entre povos, grupos, nações, tribos, partidos, a fim de que fossem evitadas e contornadas as situações que levam a desentendimentos que não conseguem ser resolvidos pacificamente. Sua ação deve ser permanente, agindo para a solução dos conflitos correntes e evitando o surgimento de outros, sempre com métodos inteligentes, políticos e persuasivos que demostrem justiça e sabedoria, visando o atendimento das necessidades das partes envolvidas e induzindo- as ao estado de satisfação e aceitação pelas propostas apresentadas.
Pela paz, todos os esforços, trabalhos e dedicação devem ser assumidos, pois ela é o campo adequado para o desenvolvimento de todos os povos em estado de harmonia e em sentimento de solidariedade e colaboração.
A integração efetiva conduz ao relacionamento harmonioso que dispensa o uso de meios belicosos para a solução das questões litigiosas que serão tratadas pensando-se na manutenção do vínculo que se encontra estabelecido.
Demonstra-se, assim, a importância do trabalho desta Agência especializada que deverá, pela sua atuação consciente, garantir a paz para todos, favorecendo as condições necessárias para o caminho do progresso e felicidade geral.