Humano Civilizado

As formas de comportamento humano que atendem os requisitos da boa convivência são absolutamente necessárias para o desenvolvimento das relações humanas em todos os seus sentidos.

 

Cada ato humano destituído de ética e respeito pelos princípios básicos da nossa espécie representa um entrave para a vida de prosperidade a que todos almejamos.

Por outro lado, quando as ações são de boa natureza os seus resultados favorecem os setores influenciados por eles, gerando inúmeros bens que implicam na maior felicidade das pessoas .

Deve haver o devido cuidado para que todos possam ser preparados para a assimilação e prática das normas de civilidade, considerando-se todos os aspéctos da formação de um ser humano.

Oficialmente, precisam ser inseridos nos currículos escolares os conteúdos de comportamento desejável, fazendo-se a verificação no devido tempo de como caminha a formação do estudante neste quesito.

Os meios de comunicação de massa devem ser formalmente orientados para evitarem abordagens que induzem a comportamentos inadequados, passando a introduzir em suas programações enredos e interpretações  que contribuem no bom sentido.

Os diversos eventos devem ser liberados a partir da verificação de seus propósitos e influências, sendo desejáveis aqueles que contribuem para a adequada formação e desenvolvimento humano, evitando-se tudo aquilo que se manifesta em exemplos de maus costumes.

Deveria haver um órgão especializado para fazer o acompanhamento com a devida avaliação de todo o funcionamento da sociedade nos seus diversos aspéctos, atribuindo-se  uma nota que seria um referencial de análise de contexto para definição de medidas apropriadas, visando garantir um ambiente profícuo ‘as  nossas atividades e relações.

Enfim, poderíamos ter como meta a conquista de um mundo civilizado a partir dos comportamentos e atitudes com responsabilidade e ética da parte de cada um.