Mudanças no Clima

A questão do momento é a que se refere ‘as mudanças climáticas que vêm ocorrendo desde que intervenções na natureza foram efetuadas no sentido de aproveitá-la para alguma utilidade humana.

 

Também, muitos produtos para o atendimento de necessidades humanas foram produzidos e tiveram como efeito uma interação com a natureza que provocou reações prejudiciais para a vida dos seres.

Ainda, equipamentos e processos que se encontram em funcionamento causam interferências perniciosas no meio ambiente devido ‘as suas consequências poluidoras.

Com certeza, quando todos os problemas de poluição forem sanados a situação retornará ao normal com tudo tendendo a funcionar como era antes, ou então, estará livre dos problemas ambientais que já puderam ter sido sanados, embora, talvez, com algumas perdas patrimoniais de difícil solução.

No sistema atual de procurar resolver o problema via de negociação os resultados não estão sendo satisfatórios, devido aos interesses de alguns que não os querem contrariados, no todo ou em parte, ficando sempre alguma questão que se torna inegociável.

Para tanto, deveria ser criado um Comitê do Meio Ambiente com poderes para gerenciar a questão e encaminhar as soluções que se fizessem necessárias de uma forma inteligente e racional, a fim de atender ‘as necessidades de todos para que as decisões possam ser aceitas e apoiadas.

O Comitê deve ser reconhecido como uma necessidade imperiosa e acatado por todos os membros da Comunidade Internacional, ou, pelo menos, por sua maioria, sendo apoiado e mantido pelo conjunto das nações, que lhe dará todo o suporte necessário para funcionamento e exercício de suas funções.

Assim, estará sendo delegado a este Órgão, autônomo e representativo, a função e o poder de gerenciar a questão ambiental, estudando todos os problemas e apontando os caminhos das melhores soluções, no sentido de resolver o problema ambiental e encontrar caminhos para compensar o que terá sido perdido pela retirada do processo ou comportamento indesejável.

Estando entendido que a prioridade é o meio ambiente como forma de garantir a qualidade de vida e, quem sabe, até mesmo a sobrevivência da espécie, poderá haver uma boa vontade geral em cuidar efetivamente da questão, com todos se empenhando num mesmo sentido.

Economicamente, deverão ser estudados procedimentos mais adequados a fim de garantir o atendimento das necessidades humanas, bem como fornecer as oportunidades de trabalho a todos que precisam.