Música versus Som
-A música no seu real sentido tem a propriedade de agradar o espírito por meio de belos acordes e lindas melodias que fazem o ser humano transcender a um nível superior de percepção da vida.
-Usufruir de uma boa audição musical proporciona um prazer especial e genuíno que é capaz de alegrar a quem quer que seja, haja vista a qualidade da peça que toca os sentimentos humanos.
-A boa música é uma excelente terapia para muitos males e um bom estímulo para a realização de vários empreendimentos, podendo ser selecionada de acordo com cada finalidade desejada.
-Podemos entender que a música é uma arte necessária ao ser humano para o seu melhor equilíbrio e bem-estar e que o músico tem o dom para propiciar este benefício quando compõe ou executa.
-A música tem a propriedade de humanizar as pessoas ao atingir a sua sensibilidade e torná-las mais atenciosas ao empreenderem os seus relacionamentos com os diversos agentes da natureza.
-Música e som são diferentes na sua natureza, pois um tem a finalidade de ser uma obra de arte enquanto o outro pretende ser um elemento percebido pelos sentidos com um significado próprio.
-O som nem sempre é agradável, pois algumas vezes está mais para um barulho o que denota muito mal gosto e causa um mal-estar, chegando a prejudicar a saúde e incomodar o espírito.
-Há sons que são de boa qualidade, interessantes e causam prazer ao serem ouvidos, pois devem ter sido compostos com inteligência e sua execução feita com perícia, merecendo uma aprovação unânime.
-Os sons da natureza que provêm de certos elementos harmoniosos são muito aprazíveis, bem como o canto de certos pássaros que soam como uma melodia encantadora.
-O som em alto volume, por melhor que seja, não permite o seu deleite, servindo para estimular os sentidos e contagiar para as danças frenéticas que, ao invés de paz de espírito, provocam agitação e desgaste.
-A música de qualidade torna-se eterna e universal ao atingir e tocar positivamente a espiritualidade humana. As suas vibrações perpassam o organismo e podem ter um bom efeito estimulador e reparador sobre as nossas funções.
-Outra propriedade interessante da música é o seu efeito relaxante, bem como a sua capacidade para favorecer a meditação o que é de bom proveito para o equilíbrio do nosso ser.
-A música quando mal executada, mal apreciada, mal divulgada torna-se um som desagradável que denota uma falha de sensibilidade, pouca educação ou a má intenção do responsável pelo problema.
-Quando o som produzido é de boa qualidade em todos os sentidos e manipulado por pessoas sensatas soa como uma música agradável que é de apreciação aplaudida pelos seus ouvintes.