Educação versus Formação
-O sistema educacional tem direcionado suas ações para o ensino de matérias que possibilitam ao final de seu aprendizado que o aluno demonstre objetivamente que se encontra formado para aquilo a que o curso se propôs: uma série curricular, um grau de estudo, uma profissão, uma especialização, uma habilitação.
O ápice do sistema é formar profissionais para o mercado de trabalho mediante a graduação de diferentes técnicos conforme a área de atuação em que irão atuar nos diversos ramos de atividades, de acordo com as necessidades da sociedade.
-Nem sempre as escolas estão devidamente aparelhadas e atualizadas para atender ao que se necessita de formação , então, empresas e instituições suprem as carências oferecendo o complemento requerido mediante estágios e treinamentos específicos.
-Com as atenções voltadas principalmente para a formação fica havendo uma carência em termos de uma educação geral que possa contemplar os diversos aspectos da compreensão humana.
-Deveriam ser reforçadas durante a formação técnica ou gradual as demais instâncias que acompanham a atuação profissional como a ética, a justiça, o relacionamento, a atenção, a responsabilidade, a honestidade, a organização, a economia, o zelo, a solidariedade e outros atributos importantes.
-O sentimento de cidadania que induz ao interesse pelos temas referentes às questões nacionais é um tema que deve ser tratado adequadamente durante o período de estudos formais.
-Importante, também, é despertar para a globalização a fim de verificar as repercussões que os assuntos internacionais acarretam em cada setor da sociedade e como é possível interferir no bom desenvolvimento das questões dos povos em geral.
-Enfatizar o caráter solidário e coletivo que deve primar na vida de cada um para que as ações sejam realizadas, também, com a preocupação de zelar pelos direitos dos demais.
-Valorizar o cuidado e o respeito com o meio ambiente com o qual estamos interagindo em todo momento de forma vital aos nossos interesses, erradicando a cultura de que os bens naturais estão a nosso serviço e deles podemos fazer o uso que bem entendermos e quando quisermos.
-Todos estes valores essenciais podem ser tratados em um sistema educacional abrangente e inseridos no planejamento pedagógico de ensino de forma a contemplá-los durante o período de estudos, recebendo a mesma ênfase que o conteúdo técnico.
-Deve-se pensar em uma revisão do método de aprendizagem em que haveria mais orientação individual e menos aula expositiva para a classe. O professor poderia atuar como um orientador da aprendizagem, determinando temas para estudo, indicando fontes de consulta, acompanhando o progresso do aluno, determinando cumprimento de etapas de conhecimento.
-O sistema de provas poderia ser substituído pela avaliação do professor feita sobre o desenvolvimento do aluno, mediante um parecer quanto à aprovação na matéria, independentemente de nota ou conceito.
-Os alunos somente deveriam ser reunidos em classe quando fosse necessária uma orientação geral, uma atividade coletiva ou para relatarem experiências que fossem de interesse geral.
-Enfim, não deixar de fazer um alerta para os meios que sendo mal utilizados promovem a falsa educação e que se encontram disseminados na sociedade sob a forma de novelas, programas nas redes de comunicação, filmes, jornais, revistas, propagandas, discursos, eventos, shows, músicas, costumes sociais e outros meios inadequadamente veiculados. Quanto a isto, é preciso despertar um sentido crítico para que o estudante saiba discernir o que é útil e necessário e o que é pernicioso para a formação do seu caráter.