Estilo versus Moda
A ditadura da moda que procura estabelecer os padrões de comportamento e de apresentação para as pessoas parece que pretende impor uma situação de acatamento a um sistema que nos é exterior e que tem diversos interesses em jogo.
-O sistema capitalista exige que haja consumo de produtos comercializáveis para a entrada cada vez mais intensa de capital a fim de gerar lucros sempre crescentes e, para isso, novas modas devem estar sendo lançadas periodicamente.
-Vários artifícios são utilizados para provocar o interesse pelos novos produtos, utilizando-se do envolvimento e manipulação do público no sentido de provocar uma necessidade de adquirir o bem ou a obrigação de apresentar-se da forma apregoada.
-Alguns são volúveis e se deixam levar facilmente pela nova onda que está sendo alardeada; outros são vaidosos e desejam aquilo que vai alimentar o ego; há os exclusivistas que querem pertencer ao grupo da moda recém-lançada.
-Muitas vezes, muda-se apenas um detalhe ou troca-se uma função, o que já passa a ser motivo suficiente para criar o desejo e substituir aquilo que estava sendo útil e suficiente para o atendimento das necessidades.
-A massificação da moda cria um constrangimento naqueles que não aderiram a ela, pois são induzidos a se sentirem desconfortáveis como se estivessem em oposição ao sistema que está sendo apresentado como o conveniente.
-A questão central é o gosto pessoal que está em jogo. Todos devem se apresentar conforme o que melhor lhe satisfaz e convém, não descartando a elegância, a oportunidade, a qualidade, entre outros quesitos importantes.
-Nada impede que sejam elaborados e criados produtos que venham de encontro às reais necessidades e desejos e para isso sejam utilizados os recursos de publicidade e marketing apropriados, todavia, surgindo um problema quando se pretende induzir o público a consumir um bem mediante um desejo compulsivo.
-As pessoas deveriam se apresentar conforme a sua personalidade que poderia ser bem demonstrada pelo seu modo de trajar, cabendo aí as mais diversas características e tipos de moda ao gosto de cada um.
-É preciso pensar até que ponto a moda das estações deve ser acompanhada e o que ela representa em termos de incentivo ao consumismo e, também, envolvimento com uma situação de alienação para com as questões mais importantes.
-Os novos lançamentos são sempre muito bem-vindos quando representam um benefício para a sociedade, seja suprindo uma necessidade, criando uma facilidade, realizando uma economia, trazendo uma melhoria, introduzindo uma utilidade.
-A propaganda de um produto útil feita de forma ética é, claramente, um instrumento de serviço à sociedade que poderá conhecer oportunamente aquilo que lhe é benéfico.